Fábrica de Jogos




.:Amanda H.L.A.:.
Enviar para amigo
.:Arquivos:. .:Links:.
21.5.06

Hipernarrativa e Games: Noah Wardrip-Fruin

Hipernarrativa e Games: Noah Wardrip-Fruin
Apresentação e mediação: Cícero Inácio da Silva
Local: Faculdade Impacta Tecnologia Unid. Santa Cruz

O jogo PONG é baseado em gráfico e até duas pessoas podem jogá-lo ao mesmo tempo. Em contrapartida, o jogo Adventure é baseado em texto, possui uma narrativa e apenas uma pessoa pode jogá-lo. Foram criados em meados dos anos 70 e agora, observa-se que o caminho escolhido para os jogos foi o uso dos gráficos. A alta exigência de hardware para suportar o realismo dos jogos atuais é incompátivel com o orçamento da maioria das pessoas e faz surgir a pergunta: Onde isso irá parar?

Segundo Noah, a tendência é dar mais atenção para a Inteligência Artificial nos jogos com o objetivo de elaborar melhor a narrativa. Trata-se de um resgate dos jogos modo texto como o Adventure, já citado.
Foi citado como exemplo, o jogo "Façade" feito por Michael Mateas e Andrew Stern. O jogador representa o amigo de um casal cujo relacionamento está à beira do fim. Dependendo da conversa entre eles, a história acontece de maneira diferente.

Vários autores importantes relacionados com a área do estudo da narrativa nos jogos foram citados durante a apresentação: Janet Murray, Jesper Juul,Nick Montfort, Gonzalo Frasca, Brenda Laurel etc.

Mais informações podem ser encontradas no site: http://www.grandtextauto.org

escrito por C.J. @ 15:34



Desde 15/06/2006 visitantes.